Trabalhadores da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), reclamam não terem recebido os salários que deveriam ter sido pagos no último dia 25, data do mês em que normalmente os valores são liberados.
Segundo Ivo Petry Sobrinho, coordenador geral do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações, Pesquisas de Curitiba (Sindaspp), entidade que representa os funcionários do Cohapar, esta é a primeira vez que a empresa atrasa os pagamentos. De acordo com Ivo, a situação trouxe indignação aos funcionários, que foram pegos de surpresa ao não ser avisados com antecedência sobre o não pagamento.
Ainda segundo o coordenador do Sindaspp “o atraso dos salários seria decorrente da falta de repasses do governo do estado do Paraná à Cohapar, em virtude dos problemas financeiros enfrentados pelo estado.”
Ulisses Kaniak, presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná (Senge-PR) também comentou o problema: “Essa é mais uma demonstração de desrespeito da Cohapar para com seus funcionários, pois, de forma unilateral e ilegal, lesa o trabalhador com a alteração da data de pagamento. Como o repasse dos salários no dia 25 é previsto no Acordo Coletivo dos funcionários e prática usual da Cohapar há anos, os trabalhadores têm toda a programação de pagamentos de suas contas vinculadas a essa data. Além da ilegalidade, isso gera um transtorno ao funcionário”.
Posição da Cohapar
Segundo informações prestadas pela assessoria de imprensa da Cohapar, não houve atrasos nos pagamentos dos funcionários e nem há a confirmação de problemas com as finanças da empresa. A Cohapar alega que as reclamações aconteceram por causa de uma readequação de datas, realizada com base na CLT. A empresa afirma que os pagamentos, que anteriormente eram feitos no dia 25, passam agora a para o último dia útil de cada mês. Uma manobra legal, de acordo com representantes da instituição.
Com esta adequação os colaboradores da Cohapar passam a receber na mesma data que os demais funcionários do Estado, ou seja, aproximadamente no dia 30 de cada mês. Sobre o pagamento dos salários, a Cohapar confirmou que os cerca de 480 trabalhadores serão pagos nesta sexta-feira (29). Em dezembro os funcionários já devem receber de acordo com as novas regras: com liberação dos recursos no último dia útil do mês.
Reação do Sindicato
Na próxima semana, o Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná (Senge-PR) ingressará com ação judicial contra a Cohapar pelo desacato ao Acordo Coletivo. Na ação será solicitada à Justiça a antecipação de tutela, para resguardar a garantia do pagamento dos salários nos dias 25 dos próximos meses, além de multa pelo descumprimento do acordo.
Caso o pagamento não seja realizado até a data prometida pela Cohapar, os funcionários planejam uma manifestação em frente à empresa na próxima semana.