Trabalhadores da Companhia de Informática do Paraná (Celepar) realizaram uma paralisação de seis horas em suas atividades na manhã e início da tarde de ontem.
Eles ficaram concentrados em frente ao portão de entrada da empresa, na Rua Mateus Leme, em Curitiba, com o objetivo de melhorar as condições de trabalho.
Segundo o diretor do Sindicato de Processamento de Dados do Paraná (Sindpd-PR), Emmanuel Valim de Freitas, a categoria reivindica reposição de 7,5%, correspondente a perdas históricas acumuladas desde 1995, e recomposição da inflação de 5,9% pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).
?Também queremos um Plano de Carreira, para que os funcionários tenham expectativa de crescimento, e participação nos lucros e resultados, que nos foi retirada há cerca de cinco anos em função de alguns problemas de acertos de contas que a Celepar teve com o Tribunal de Contas?, afirma.
A Celepar tem hoje, de acordo com o sindicato, cerca de 1,1 mil funcionários, com piso salarial de R$ 800. As reivindicações da categoria estão sendo negociadas com a diretoria, mas o atendimento das mesmas deve ter o aval do governo do Estado.
?Em negociações recentes, a empresa propôs nos fornecer a recomposição da inflação (de 5,9%) e formar comissões para discutir questões. Entretanto, a proposta não foi aceita?, diz Emmanuel.
A reportagem de O Estado tentou contato com a diretoria da companhia. Entretanto, foi informada que ninguém poderia conversar sobre o assunto.
![Grupos de WhatsApp da Tribuna](/resources/images/blocks/whatsapp-groups/logo-whatsapp.png)