Ontem o dia foi de festa para as quase 300 crianças do Instituto Salesiano, em Curitiba, que puderam brincar na piscina de bolinhas, cama elástica e ainda aprender noções de higiene pessoal, separação de lixo reciclável e preservação da natureza. Para aproximadamente 60 funcionários da Cavo – empresa responsável pelo recolhimento de lixo na capital -, ontem também foi um dia especial. Eles dedicaram o sábado todo às crianças carentes do instituto, em comemoração ao Dia do Voluntariado. Os voluntários fazem parte das áreas administrativa e operacional da empresa.

O superintendente da Cavo, Merlino Prestes Júnior, 53, foi um dos que deixaram o terno e a gravata em casa para se fantasiar de palhaço. “São crianças muito carentes, que se enchem de alegria com a nossa presença. A nossa alegria interna também é muito grande”, falou. Segundo ele, a idéia é difundir a importância do voluntariado para que seja feito um trabalho com os filhos dos próprios funcionários. “A gente quer que os funcionários ?peguem gosto? por esse trabalho.”

As crianças também aprovaram a iniciativa. A pequena Dandara, 10 anos, exibia a sacola com balas, pirulito e salgadinho; um kit de higiene -com sabonete, pasta de dentes, escova e toalhinha -, além de um calçado, doado pela marca Bibi. “Estou brincando bastante”, contou. No Instituto Salesiano, Dandara tem aulas de artesanato. Mirelli Munhoz, 11, também não escondia a alegria. “Estou gostando de tudo”, declarou. Ela cursa a 5.ª série e, no Instituto Salesiano, também se dedica às aulas de artesanato.

O Instituto Salesiano existe há 40 anos e as obras sociais, há 14.

continua após a publicidade

continua após a publicidade