Um homem morreu soterrado na manhã desta segunda-feira (22) em uma obra de instalação de rede de esgoto na rua Afonso de Lima, na Vila Independência, em São José dois Pinhais. De acordo com o tenente Freira, do Corpo de Bombeiros, cuidados com a segurança poderiam ter evitado a morte de Vanderlei dos Santos. “O mais importante nessas obras é trabalhar com segurança. O escoramento não foi encontrado e isso seria ideal. O Corpo de Bombeiros vai fazer um relatório e encaminhar ao Ministério Público, como acidente de trabalho para ser apurado”, explicou.

continua após a publicidade

 O estilo de solo no local onde a obra estava sendo realizada exigia ainda mais cuidado. A terra que desprendeu das laterais impediu que Vanderlei conseguisse sair e dificultou o resgate de Valdecir, que foi socorrido com vida e encaminhado ao Hospital e Maternidade São José dos Pinhais, sem risco de morte. “O solo é arenoso, úmido e a terra densa impediu que a vítima fizesse o trabalho respiratório, vindo a óbito”, afirmou o tenente. Vizinhos contaram que um terceiro trabalhador conseguiu escapar quando viu a terra desabando.

 Assim que souberam da notícia, moradores da região se aglomeraram no local, atrapalhando o trabalho de resgate. Os bombeiros tiveram de acionar a Polícia Militar. “As pessoas foram chegando e ficando em volta, não tinha como eles trabalharem. A Polícia teve que falar mais grosso com eles para isolarem”, conta o metalúrgico Antônio Alexandre, que mora em frente ao local onde o acidente aconteceu.

A obra iniciou na semana passada e era realizada por uma empresa terceirizada pela Sanepar, que está acompanhando o caso para devidas providências. Segundo a assessoria de imprensa da Sanepar, a empreiteira não cumpriu a NR18, Normal Regulamentadora do Ministério do Trabalho, que dita todas as regras para contratação, execução e prazos de serviços. Entre elas, está a exigência de colocação de escoramento em valas a partir de 1,25 metro de profundidade dentre os termos de segurança do trabalhador.

continua após a publicidade

Veja na galeria de fotos o acidente.