Os agentes da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) receberam ontem, em Jacarezinho, no Norte Pioneiro, certificados pela participação do combate a dengue no Rio, que no início do ano chegou a apresentar mais de 100 mil casos confirmados. Segundo o coordenador da Funasa no Paraná, Hélio Sanfelice, a homenagem tem como objetivo integrar os servidores à fundação e tentar incentivar novas pessoas a ajudar.
Para ele é importante continuar o combate mesmo no inverno, pois os ovos depositados pela fêmea do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença, podem ficar meses encubados até o nascimento de um novo inseto. “Se as medidas de prevenção não foram realizadas agora, provavelmente o próximo verão será similar ou mais intenso do que o último registrado”, afirma Hélio.
Dos mais de mil agentes do Brasil homenageados na cerimônia, 36 eram do Paraná. A metade era de Jacarezinho, local com menor incidência da doença no Estado.
Dengue em queda
O combate a dengue vem dando certo no Paraná: segundo levantamento feito pela Secretaria de Estado da Saúde somente dois novos casos foram registrados nesta semana ? um em Maringá e outro em Umuarama