A Sanepar vai realizar, a partir de agosto, testes de fumaça no bairro Água Verde, em Curitiba. Os testes servem para detectar vazamentos e irregularidades nas redes coletoras de esgoto. Eles serão feitos até outubro deste ano e não representam perigo para a saúde da população. A fumaça não é tóxica, nem mancha as roupas.
O teste é simples. Técnicos terceirizados pela Sanepar injetam a fumaça em pontos específicos da rede de esgoto (poços de visita) localizados nas esquinas e meios das quadras. Dependendo do local que a fumaça sair, é possível constatar se há alguma irregularidade.
A fumaça pode sair pelas instalações internas das casas, como nos banheiros, cozinha e área de serviço, e ainda na parte externa, como ralos e calhas que coletam água de chuva. Neste caso, é possível comprovar que há ligação irregular, pois a água da chuva deve ser encaminhada para a galeria de águas pluviais, jamais para a rede de esgoto da Sanepar.
Caso sejam detectadas irregularidades dentro dos imóveis, os proprietários serão notificados pela Sanepar e terão 30 dias para regularizar a situação. Já na rede coletora de esgoto, instalada na rua, os consertos serão providenciados imediatamente pela Sanepar.
O teste da fumaça já foi realizado antes em Curitiba. Mais recentemente na região dos bairros Boqueirão, Cidade Industrial e Capão Raso.