Ontem foi o dia mais frio do ano em quinze cidades paranaenses que contam com monitoramento meteorológico. A temperatura mais baixa foi registrada em General Carneiro, que amanheceu com 0,4 ºC. Em quase todo o Estado as temperaturas mínimas ficaram abaixo dos 10 ºC.
Também foi o dia mais frio de 2010 em Telêmaco Borba (6,5 ºC), Cianorte (6,8 ºC), Umuarama (8,1 ºC), Cascavel (6,5 ºC), Guaíra (6,3 ºC), Foz do Iguaçu (6,8 ºC), Palotina (4,1 ºC), Santa Helena (5 ºC), São Miguel do Iguaçu (6,1 ºC), Palmas (3,9 ºC), Pato Branco (6,1 ºC), Pinhão (4 ºC), Salto Caxias (7,4 ºC) e União da Vitória (3,7 ºC).
Em Curitiba a temperatura mínima foi de 6,7 ºC, a mesma do dia mais frio de 2010, 20 de maio. “Isso acontece por causa da nebulosidade, que retém um pouco a perda radiativa do solo para a atmosfera”, explica o meteorologista do Simepar Tarcísio Valentim da Costa.
De acordo com ele, o centro de uma massa de ar frio que passou ontem pelo Uruguai hoje alcançou o oceano e segue sentido nordeste. “A tendência é que as temperaturas se elevem com o afastamento do continente dessa massa de ar frio”, afirma.
Para hoje a previsão ainda é de frio no Paraná, com uma leve alteração na temperatura máxima, que foi de 13 ºC ontem e pode chegar a 17 ºC hoje. A temperatura mínima permanece em torno dos 7 ºC na maioria das cidades, com céu nublado e chuvisco durante a madrugada.
A previsão do Simepar é de que o céu fique menos nebuloso na quinta-feira e até sábado as temperaturas atinjam a mínima de 14 ºC. A temperatura máxima desta semana pode chegar a 19 ºC na sexta-feira.