O calor vai marcar presença em Curitiba e Região Metropolitana, com temperaturas variando entre 16°C e 28°C nesta sexta-feira (12), mas logo se despedirá, dando lugar a uma longa temporada de frio.
A previsão é de que durante o fim da tarde de hoje e o início da noite uma forte pancada de chuva anuncie a inversão térmica que está por vir, primeiro com um sábado chuvoso, que será sucedido por um domingo gelado.
O meteorologista da Climatempo Vítor Kratz explica que do mesmo modo que o deslocamento de um vento pré-frontal provocará a elevação das temperaturas durante boa parte da sexta-feira, a chegada da frente fria ao final do dia, causará um aumento na nebulosidade que terminará em um forte temporal.
“Já no sábado, Curitiba amanhecerá com tempo bastante fechado, encoberto de nuvens e com chuvas volumosas durante boa parte do dia”, aponta. De acordo com os mapas meteorológicos da Climatempo, o volume de chuva esperado para sábado na capital paranaense vai beirar os 50 milímetros.
Mesmo com o excesso de umidade, a temperatura já vai apresentar um decréscimo significativo, com mínima na casa dos 18ºC e máxima no patamar de 24°C. “A sensação térmica será de mais frio, devido a variação térmica entre sexta e sábado”, explica Kratz.
No domingo, a cidade pode amanhecer com algum chuvisco que logo cessará, dando lugar a um tempo seco e com temperaturas baixas. “É bom estar preparado porque o tempo seco e frio vem para ficar por um longo período, pelo menos até o final deste mês”, alerta o meteorologista.
A massa de ar polar será a responsável pela derrubada das temperaturas com as mínimas atingindo níveis abaixo dos 10°C. Para compensar, as máximas devem variar entre 18°C e 20°C.
“A ampla variação térmica será determinada pela presença do Sol, as primeiras horas da manhã e o anoitecer vão ser caracterizados por uma mudança brusca de temperatura”.