Frio intenso só deve ir embora amanhã

Os termômetros em Curitiba marcaram 4,4ºC na madrugada de ontem e o frio deve continuar pelo menos até amanhã, segundo informações do Instituto Tecnológico Simepar. A baixa temperatura provocou uma leve geada na capital paranaense e na Região Metropolitana. Na região dos Campos Gerais e na região Centro-Sul, atingindo os municípios de Guarapuava e Palmas, a geada foi mais forte e deixou a vegetação coberta por uma espessa camada de gelo. Em Palmas, foi registrada a menor temperatura do Estado 1,2ºC negativos.

O frio cortante da madrugada curitibana provocou a suspeita da primeira morte relacionada às baixas temperaturas do inverno. Um andarilho, de aproximadamente 50 anos, foi encontrado morto na manhã de ontem, em um terreno baldio localizado à Rua Orlando Reis Chaves, esquina com João Bettega, no bairro Portão. Segundo informações do dono do terreno, o andarilho chegou ao terreno por volta das 15h30, trajando uma vestimenta leve, e pediu para passar a noite lá. O proprietário teria oferecido comida, que foi recusada pelo andarilho. Ontem, o corpo foi encontrado e após a necropsia realizada pelo Instituto Médico-Legal (IML), levantou-se a hipótese de que a causa da morte esteja relacionada ao consumo de bebida alcoólica. Mais exames complementares serão feitos. Até o início da noite, ele não havia sido identificado.

Prefeitura

A Prefeitura de Curitiba, por meio da assessoria de comunicação, assegurou que nos últimos dois dias não recebeu qualquer pedido de recolhimento na área onde o andarilho foi encontrado. Na segunda-feira, foram apenas quatro solicitações de recolhimento de moradores de rua, nenhuma na região do Portão.

Segundo dados da Fundação de Ação Social (FAS), entre 21 de maio e 20 de junho, foram recebidos 1.355 telefonemas pedindo recolhimento de andarilhos – os motivos foram embriaguez, uso de tóxicos e crianças abandonadas. Com o começo do inverno, no período de 21 de junho a 20 de julho, foram quase 400 ligações a mais – o número chegou a 1.731. Dessas ligações, muitas estão relacionadas ao temor da população em relação ao frio excessivo. Os interessados em pedir o recolhimento de andarilhos ou moradores de rua podem entrar em contato com os assistentes sociais através do telefone 156. A Prefeitura garante que manda ao local um grupo de assistentes sociais, que são treinadas para convencer o andarilho a subir no carro e ser levado para os abrigos mantidos pela FAS.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo