A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), empresa responsável pelo abastecimento de água no Paraná, alerta a população para que proteja os hidrômetros das residências. A queda de temperatura, como a registrada em Curitiba e na região sul paranaense nesta quarta-feira (27), pode congelar a água dentro dos medidores e provocar o rompimento das tubulações, provocando a suspensão do abastecimento. O Paraná atravessa a maior estiagem dos últimos 23 anos e o rodízio de água está atingindo vários municípios, principalmente na Grande Curitiba.

continua após a publicidade

+Viu essa? Mulheres sofrem abuso sexual em assalto a farmácia em Curitiba

A companhia pede para que os moradores protejam o relógio e os canos com uma caixa de papelão, pedaço de plástico, lona, ou com outro tipo de material que impeça o acúmulo de gelo. Outra medida é fechar o registro de entrada de água à noite. Essa ação evita o acúmulo e o congelamento da água dentro do equipamento e da tubulação. “O que for utilizado para evitar o congelamento da tubulação e dos equipamentos deve ser retirado assim que a temperatura subir ou na data prevista para a leitura da conta, para que o leiturista não tenha dificuldade para conferir o que foi consumido e entregar a conta”, disse Edenilson Albani, gerente da Sanepar.

O rompimento da tubulação ou do hidrômetro pode causar grandes problemas, ainda mais nessa época em que muitas pessoas estão sem água por fatores que vão além da estiagem.

continua após a publicidade

No último dia 16, por exemplo, uma tentativa de roubo a um oleoduto na região de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), interrompeu o abastecimento para metade dos moradores de Fazenda Rio Grande, que estão com enormes dificuldades para ter água dentro de casa. Inclusive, o proprietário de um parque temático segue com as torneiras abertas doando água para moradores especialmente da Vila Veneza, um dos bairros mais afetados do município.


A Tribuna precisa do seu apoio! 🤝

Neste cenário de pandemia por covid-19, nós intensificamos ainda mais a produção de conteúdo para garantir que você receba informações úteis e reportagens positivas, que tragam um pouco de luz em meio à crise.

Porém, o momento também trouxe queda de receitas para o nosso jornal, por isso contamos com sua ajuda para continuarmos este trabalho e construirmos juntos uma sociedade melhor. Bora ajudar?


continua após a publicidade