Frio e chuva atingem o Paraná

A frente fria que chegou ao Paraná na noite da última segunda-feira e trouxe chuvas começa a se afastar para a região sudeste do País, hoje, conforme previsão do Instituto Tecnológico Simepar. Com isso, a chuva deve dar trégua a algumas regiões do Paraná, como a oeste e a sudoeste. Porém, uma massa de ar frio vai baixar as temperaturas até o final de semana. A temperatura máxima hoje, em Curitiba, não deve passar dos 14ºC.

O mesmo friozinho deve ocorrer nas regiões oeste e dos Campos Gerais, hoje, onde a temperatura máxima não excederá 14ºC e 15ºC, respectivamente. Na região norte as temperaturas devem ser as maiores do Estado, com máximas chegando a 24ºC. O frio diminui um pouco no sábado em todo o Estado, segundo o Simepar.

A chuva que cai em todo o Paraná desde a noite de segunda-feira, por sorte, não provocou estragos, mas algumas ruas de Guarapuava ficaram alagadas, principalmente na região da Vila Carli, próximo a um córrego. De acordo com o Corpo de Bombeiros, na cidade, uma residência teve que ser coberta com lonas por conta das más condições do telhado. Não houve feridos.

Terminal

Ontem à tarde ainda chovia fraco em todo o Paraná. Isso trazia muitos transtornos para quem pegava ônibus no terminal Afonso Pena, no município de São José dos Pinhais. Localizado na Avenida Rui Barbosa, o terminal é pouco protegido e muitos passageiros saem molhados. Ontem, com a forte precipitação que atingiu Curitiba e região, as reclamações eram grandes. ?Já tomei muita chuva nesse terminal. Quando venta ou a chuva cai de lado, é impossível se proteger. Chove mais dentro do terminal do que fora?, disse a dona-de-casa Laudelina Alves de Abreu.

Segundo o auxiliar de produção Fabrício Dranka, quando chove forte a água bate no telhado e cai em cascata, molhando todo mundo que está dentro. ?Não sei exatamente o que deve ser feito, mas é preciso arrumar o terminal. Não dá para continuar do jeito que está?.

A enfermeira Terezinha Lima diz que já perdeu as contas do número de vezes que chegou molhada no trabalho após esperar o ônibus. ?A cobertura do terminal é muito curta. Não tem como a gente não se molhar. Acho que uma solução seria a colocação de mais toldos para que as pessoas possam se abrigar?, afirmou.

O secretário municipal de Urbanismo de São José dos Pinhais, Sandro Setim, se diz ciente do problema. De acordo com ele, o terminal passa por constantes manutenções, mas em breve deve ser desativado, devendo ser substituído por outro que será construído entre a Rua Anelise Krigsner, nas proximidades da Avenida Rui Barbosa. ?Já compramos a área do novo terminal e estamos licitando o projeto para construção?, declara. Sandro, devido a questões técnicas e jurídicas, prefere não fixar uma data de finalização da obra.

Barragens

As chuvas fizeram com que o nível das barragens que abastecem a região de Curitiba aumentasse um pouco desde segunda-feira. De acordo com a Sanepar, o nível da barragem de Piraquara subiu seis centímetros de segunda-feira até ontem, e o nível da barragem do Iraí aumentou dois centímetros. Em volume de água, a quantidade passou de 76% para 76,5% de um dia para o outro. Já a barragem do Passaúna, que não foi afetada na época da estiagem, está completamente cheia. 

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo