Férias, frio e chuva. Essa combinação de fatores está preocupando o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Paraná (Hemepar), em Curitiba. A apreensão deve-se ao fato de que o número de doadores reduziu em 40%, deixando o estoque baixo. O Hemepar atende 40 hospitais na Grande Curitiba.
A pedagoga da Assessoria de Suporte ao Usuário do Hemepar, Cristina Maria Richter, pede para que pessoas vão até o Hemepar para colaborar com o centro. “O sangue é vital para vida. Precisamos aumentar os nossos estoques para que alguém que necessite possa ser ajudado. O ideal seria que tivéssemos 150 doadores por dia, mas a nossa média nestes dias é de 60 doadores/dia”, salienta. Os casos com maior urgência são do sangue tipo A negativo e O negativo. “Estes dois tipos sanguíneos são os mais preocupantes, pois estão com os estoques baixos. Caso alguém de um destes fatores sanguíneo precise do sangue, corre o risco de ter que esperar. Porém, pessoas de outros tipos serão muito bem-vindas para doar”, afirma a pedagoga.
De acordo com Richter, não há razão para sentir medo ao doar sangue. Ela afirma que o procedimento é bem simples e indolor. “Usamos bastante tecnologia para isso. Os materiais são descartáveis, a agulha utilizada é especial, a sala é aquecida, entre outros detalhes. Após doar, a pessoa pode dirigir e fazer qualquer coisa, desde que não haja esforço físico”, diz.
Para doar sangue, é preciso que o voluntário tenha idade entre 18 a 65 anos, esteja em boas condições de saúde (sem doenças, gripe, resfriado e coriza) e tenha peso igual ou superior a 50 quilos. É preciso ainda que a pessoa leve um documento com foto (identidade, carteira de habilitação, carteira de trabalho e, no caso de estrangeiro, passaporte) e deve vir bem alimentado. Pessoas que fizeram tatuagem e/ou piercing recentemente devem esperar 12 meses para poder doar sangue novamente. O Hemepar fica na Travessa João Prosdócimo, 145, no bairro Alto da XV, em Curitiba. O horário de funcionamento é de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e nos sábados das 8h às 18h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 645 4555.