O inverno ainda nem começou, mas o friozinho, mesmo no outono, já chegou. Ontem, as temperaturas despencaram em todo o Paraná, mas na cidade de General Carneiro, na região sul do Estado, foi registrada a menor temperatura do ano no Estado, durante a madrugada: 2,4 ºC. Em Curitiba, os termômetros chegaram a marcar 7,4 ºC, e a máxima não passou dos 17 ºC.
E a previsão do Instituto Tecnológico Simepar é que o tempo continue frio pelo menos até a próxima quinta-feira, em todo o Paraná, semelhante ao que ocorreu ontem. Não há previsão de chuvas, apenas de garoa para hoje e amanhã.
A temperatura mínima nos próximos dias na capital será de 7 ºC, e a máxima não deverá passar dos 18 ºC. A sensação térmica, por enquanto, não se alterou tanto em relação à temperatura, segundo os meteorologistas, uma vez que os ventos não estão fortes.
Na quinta-feira, em Curitiba, a temperatura subirá um pouco, e poderá chegar a 21 ºC, conforme previsão do Simepar. Outra cidades também marcaram temperaturas baixas, ontem, como Palmas, no sul (7,4 ºC) e Guarapuava, na região central (6,9 ºC).
No litoral do Paraná, como já é esperado, o tempo fica um pouco mais quente nos próximos dias. As temperaturas chegam a 20 ºC, hoje, e podem ir até 23 ºC até a próxima quinta-feira (previsões são realizadas até três dias).
Nas regiões norte e central, pode esquentar até lá (em Maringá, há a previsão de temperatura máxima de 25 ºC para a quinta-feira). Aliás, somente nas regiões norte, central e oeste é que os termômetros marcaram temperaturas um pouco mais altas, ontem. Segundo o Simepar, nestes locais foram registrados máximas de 22 ºC durante o dia de ontem.
Clima
A previsão climática para o inverno ainda não foi divulgada, já que a estação só inicia no dia 21 de junho. No entanto, o Simepar informou que o outono não terá grandes variações de temperatura, se comparar com o mesmo período do ano passado.
Já as chuvas devem ficar um pouco acima do normal, por conta da influência do fenômeno El Niño. Em relação às geadas, a previsão do Simepar é que elas podem ocorrer já desde abril, mas, por enquanto não geou no Paraná nessa estação.