O final de semana no Paraná será chuvoso e o tempo instável por conta da frente fria que chegou ao estado nesta sexta-feira (14). Segundo o Instituto Tecnológico Simepar, o eixo  da frente fria segue presente sobre o Sul do País, o que mantém o tempo instável em parte da região.

continua após a publicidade

No Paraná, as condições também serão de tempo instável, com muita nebulosidade, chuvas a qualquer hora do dia e de forma irregular. Nestes setores ainda há risco de temporais, pois segue mais quente em relação aos demais setores. As chuvas seguem durante todo o final de semana em Curitiba e na Região Metropolitana.

A temperatura na capital não deve superar 22ºC . A frente fria deixa o estado apenas no final de domingo, quando migra para São Paulo. Apesar do afastamento, o tempo permanecerá nublado, com máxima prevista de 24ºC.

Alternância climática

continua após a publicidade

A mudança climática era aguardada com ansiedade no Paraná e em Curitiba, depois de período de 30 dias com temperaturas elevadas, acima de 30 graus, em todo o estado. Na capital, foram registradas, no peíodo dos últimos dez dias, a maior temperatura máxima histórica de média com 34,6ºC. “O máximo já registrado para esta mesma época do ano foi de 27,8º C”, afirmou Sheila Paz, meteorologista do Simepar.

A capital paranaense também registrou a maior temperatura média dos últimos 14 dias, subsequentes, com média pouco acima de 33ºC. A temperatura atingiu ainda recorde histórico na última sexta-feira (7), por medição de um único dia, com a marca de 35,5ºC. “O índice é o mais alto das últimas três décadas, de acordo com as análises do Simepar”, informou Sheila Paz.

continua após a publicidade