O sol forte e o céu azul deixarão de compor a paisagem de Curitiba e região metropolitana a partir de hoje. Uma frente fria vinda do sul, aliada a uma área de baixa pressão atmosférica, traz chuvas acompanhadas de ventos de moderados a fortes.

continua após a publicidade

A tempestade já atingiu algumas regiões do Estado ainda ontem, principalmente no noroeste paranaense. Segundo informações do Simepar, ventos de 80 quilômetros por hora atingiram Umuarama.

De acordo com a meteorologista do Simepar, Sheila Paz, a combinação de excesso de calor com a chegada da frente fria é propícia para a formação de chuvas fortes. “Com estes dois elementos em choque, a possibilidade de temporais, inclusive com granizos, é forte”, explica. Ontem, Curitiba registrou 31 graus.

Cedo

continua após a publicidade

A expectativa é de que logo nas primeiras horas de hoje o tempo vire. “Se não chover de madrugada, é provável que, no fim da manhã ou início da tarde a tempestade dê o ar de sua graça”, avalia Sheila.

O tempo ruim deve atingir todas as regiões do Paraná. Mesmo com a tempestade, a tendência é de que o mês feche com o nível de chuvas abaixo do normal. “Graças ao fenômeno meteorológico La Niña, choveu menos que o normal no Estado. A previsão para os próximos meses, normalmente chuvosos, é de que haja menos chuvas, com possibilidades de estiagem em longo prazo em algumas regiões do Paraná”, avalia a meteorologista.

continua após a publicidade

Litoral

Com o fim de semana de tempo bom, muita gente aproveitou para descer até o litoral. De acordo com informações da Ecovia, responsável pela BR-277, entre Curitiba e as praias, 9,3 mil veículos desceram a serra na sexta e 10,2 mil, no sábado. Ontem, o movimento de retorno foi alto, chegando a aproximadamente 1,5 mil veículos por hora no horário de pico. A previsão total da Ecovia era de que 12,1 mil veículos subissem a Serra.