A massa de ar polar que cobre o Paraná avança para o leste, mas a estabilidade atmosférica ainda predomina durante o dia de hoje, conforme a previsão do Instituto Tecnológico Simepar. As temperaturas continuam baixas e novamente geadas se formam em grande parte do Estado. Os ventos predominam de sul e sudeste.

Hoje, a temperatura mínima prevista no Estado é de -1ºC, em Palmas; a máxima é de 25ºC, em Umuarama e Maringá. Na capital, a temperatura deve variar entre 3ºC e 19ºC. A previsão é de tempo bom em todo o Estado, com geada em quase todas as regiões, exceto o litoral.

Para amanhã, o Simepar prevê mínima de 4ºC em Curitiba, Guarapuava e Palmas, e máxima de 27ºC, em Maringá. Deve chover em Curitiba e no litoral. Segundo o Simepar, o sol brilha entre poucas nuvens nas demais regiões do Estado. Há previsão de geada nas regiões de Cascavel, Guarapuava, Ponta Grossa, Palmas e Pato Branco.

Massa polar

Segundo o meteorologista Eugênio Hackbart, coordenador do Centro de Climatologia Urbana de São Leopoldo (RS), as baixas temperaturas registradas em todo o País nos últimos dois dias são fruto de uma enorme massa polar, muito maior que o comum. “É com certeza a maior massa de ar frio desde o início do ano em todo o continente sul-americano. É absolutamente histórico. Até mesmo Roraima está tendo o clima alterado”, afirma.

O excesso de umidade presente na costa da Argentina e a densidade da massa polar que passa pelo continente poderão resultar em neve no Brasil, especialmente em altitudes acima de 1200 m, segundo Hackbart.

O inverno teria sido retardado este ano e só começado em julho devido ao efeito El Niño, que se manifestou fortemente no ano passado. Segundo o meteorologista, o calor só começará a ser sentido no fim do mês que vem e começo de outubro devido auma espécie de “compensação da natureza”, que estaria prolongando o inverno.

continua após a publicidade

continua após a publicidade