A chuva intermitente ontem durante todo o dia totalizou 55 milímetros, mais da metade do previsto para o mês – entre 75 e 100 mm. Com a precipitação do dia mais chuvoso do mês, o volume acumulado desde o dia 1.º passa de 130 mm. De acordo com o meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Instituto Tecnológico Simepar, a grande quantidade de água é resultado da frente fria que chegou na quarta-feira e está parada sobre o Paraná.

continua após a publicidade

Segundo a Defesa Civil, foram registrados alagamentos em vários pontos da cidade, principalmente no Bairro Novo, Cajuru, Capão Raso, Santa Cândida e Parque Barigui, onde a água chegou a cobrir gramados e calçadas impedindo, inclusive, o acesso a uma das pontes para travessia de pedestres sobre o rio que dá nome ao local. Nas vias do Parque Tingui, o alagamento dificultou a passagem de veículos. De acordo com o soldado Lambaret, da Coordenadoria da Defesa Civil, houve alguns registros de perdas materiais, como móveis e eletrodomésticos, em casas afetadas pelas cheias dos rios.

Chuvarada

Para hoje, a previsão é mais chuvas esparsas, porém, em volume menor que o de ontem, informa Jacóbsen. “O início do inverno será chuvoso”, avisa, referindo-se à nova estação que chega às 2h04 de hoje. A previsão para hoje é de pequena trégua, mas não se descarta possibilidade de chuva em algum período do dia. “De domingo em diante, volta a ter condição favorável a chuvas”, adianta. Enquanto ontem os termômetros marcaram entre 13 e 14 graus, para hoje a estimativa é de pouca oscilação, com mínima de 11 e máxima de 15 graus. Porém, por causa da chuva sem vento, a sensação térmica é 2 graus inferior, explica o meteorologista.

Veja na galeria de fotos a Chuva.

continua após a publicidade