Representantes da Frente de Luta pelo Transporte de Curitiba se reuniram ontem com o presidente da Câmara de Curitiba, Paulo Salamuni (PV), o líder do prefeito, Pedro Paulo (PT), e Chico do Uberaba (PMB), integrante da CPI do Transporte Coletivo. A pauta apresentada pelas lideranças do movimento inclui a diminuição da tarifa para R$ 2,60 durante os dias de semana e para R$ 1 aos domingos e feriados, por meio de projeto de lei.

continua após a publicidade

“Hoje temos absoluta independência e queremos levar a fundo a CPI. A Casa está aberta e 100% dos políticos sabem por que a população está nas ruas”, declarou Salamuni. Para Pedro Paulo, os desafios do transporte são, pela primeira vez, uma pauta nacional. “Não existe nenhum empecilho para as investigações da CPI do Transporte Coletivo”, comentou.

Custo

Para os integrantes da Frente, o relatório da comissão de análise da tarifa, entregue na semana passada na prefeitura e na CPI, apresenta recomendações que possibilitam redução ainda maior do custo do transporte, além de demonstrar descumprimento das empresas com os contratos da Urbs. Ofício lido por Liz Góes diz que “a redução deve ocorrer sem o uso do subsídio público, afinal, este dinheiro sai dos impostos pagos pelo contribuinte”. O movimento pede ainda o passe livre estudantil subsidiado pelo Estado e a viabilização da tarifa zero. A próxima reunião da CPI é quinta-feira, às 14h30.

continua após a publicidade