Frades capuchinhos realizam bênção dos veículos

Cerca de 30 mil veículos devem receber hoje a bênção dos frades capuchinhos, na Paróquia Nossa Senhora das Mercês, em Curitiba. A tradicional bênção de carros da primeira sexta-feira do ano, realizada desde 1951, será promovida das 6h às 21h, atraindo fiéis de toda a cidade e também de municípios da região metropolitana.

?A bênção foi iniciada na paróquia pelo frei Nereu José Bassi, que faleceu no ano passado. Ela começou a ser promovida porque muitas pessoas acreditavam que a primeira sexta-feira do ano era um dia de azar e vinham à igreja em busca de proteção. Acabou se tornando uma tradição?, comenta o pároco Alvadi Pedro Marmentini.

No total, trinta frades estarão dando a bênção. Eles ficarão à disposição na Avenida Manoel Ribas, em frente à igreja, e nas ruas Tenente João Gomes da Silva, Alcides Munhoz e Júlio Perneta, nas imediações da paróquia. Contarão com o apoio de cerca de setenta pessoas voluntárias, que farão entrega de santinhos, irão garantir a substituição da água benta e ficarão responsáveis pela coleta das ofertas feitas pelos fiéis. O dinheiro arrecadado servirá para manter quinze frades idosos e doentes que estão sob os cuidados da paróquia.

Embora a bênção seja dos carros, a intenção é de que ela sirva para conscientizar os motoristas a terem atitudes mais pacíficas ao volante. Segundo frei Alvadi, a bênção não é algo milagroso, que garanta a não ocorrência de acidentes. ?Não adianta nada benzer o carro se a pessoa que estiver atrás do volante não dirigir de forma consciente, obedecendo as leis de trânsito. Não há bênção que proteja motoristas imprudentes, irritados, nervosos, que não respeitam pedestres e motociclistas, que estão em desarmonia com a vida e que dirigem alcoolizados?, afirma.

Além dos trinta frades que estarão nas ruas benzendo os veículos, outros seis estarão dentro da igreja das Mercês abençoando as pessoas. Isso acontecerá no decorrer de oito missas que serão realizadas na paróquia, às 6h30, 8h30, 10h, 12h, 15h, 17h, 19h e 20h30. ?Dentro da paróquia, as pessoas também poderão levar objetos para serem benzidos. Todos os anos, muita gente costuma trazer chaves de casa, carteiras de trabalho, processos que estão emperrados na Justiça, roupas, sal, óleo e outros alimentos para serem abençoados.?

Para quem quiser levar para casa água benta, rosários e imagens de santos, os produtos estarão à venda na sala das devoções. Também no decorrer das celebrações, poderão ser escritos em pedaços de papel pedidos para o ano novo. Os papéis poderão ser depositados no altar. Posteriormente, será realizada uma oração pela realização das graças solicitadas. 

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo