O cidade de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, será tema do samba-enredo 2014 da escola Tom Maior, de São Paulo. A escola vai homenagear o centenário de Foz, comemorado este ano, destacando os principais pontos turísticos do município.
O enredo abordará ainda a Usina de Itaipu, os rios Paraná e Iguaçu, além da Lenda das Cataratas, o processo de colonização e o trabalho informal dos “sacoleiros” – pessoas que atravessam mercadorias pela Ponte Internacional da Amizade, na fronteira entre Brasil e Paraguai.
No sambódromo do Ahembi, a Tom Maior será a última escola a desfilar no dia 28 de fevereiro. Para a criaão do reoteiro do samba-enredo, dirigentes da escola visitaram Foz do Iguaçu algumas vezes a fim de conhecer os principais atrativos e um pouco da história da cidade.
A ideia, segundo a Tom Maior, é levar para o carnaval um autêntico passeio turístico e cultural, evidenciando ainda aspectos históricos da cidade paranaense, como destino do mundo e de turistas. O desfile será aberto com temas indígenas e a bateria vai lembrar a chegada de Álvar Núñez Cabeza de Vaca, explorador espanhol e colonizador das Cataratas do Iguaçu;
A hidrelétrica de Itaipu também vai compor o desfile, cujo destaque é a importância da água e dos rios Iguaçu e Paraná.