Os motoristas desatentos, que costumam furar o sinal vermelho ou parar sobre a faixa de pedestres no perímetro urbano de algumas rodovias federais, podem pagar caro pelo descumprimento das leis de trânsito. Até o final deste mês, o Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT) deve instalar quatro equipamentos de fiscalização eletrônica que vão fotografar os infratores, encaminhando-os para o pagamento de multa no Detran. Cada advertência, considerada gravíssima pelo Código Brasileiro de Trânsito, custará R$ 574.
?Os fotossensores já estão em funcionamento no Espírito Santo e os acidentes diminuíram?, assegura o engenheiro do DNIT, Mário Antônio dos Santos. A instalação dos equipamentos no Paraná faz parte de um programa nacional dos órgãos, que visa reduzir o número de acidentes nos perímetros urbanos das BRs.
No Paraná, os quatros fotossensores serão instalados nos semáforos do trevo do Atuba, no início da BR-116 (acesso norte, quilômetro 17,5), na via principal e na via paralela de acesso à BR-476. Outro equipamento vai fiscalizar o cruzamento da BR-476 (Estrada da Ribeira) com a Rua Mascarenhas de Morais, próximo à empresa Itapemirim. Por fim, também haverá um fotossensor na BR-376, no acesso ao contorno leste, em São José dos Pinhais, no cruzamento com a Rua Joinville, entre os quilômetros 1,2 e 1,3.
?Esses pontos foram escolhidos após uma análise detalhada das estatísticas de acidentes nas rodovias que cortam a Região Metropolitana de Curitiba. A intenção não é multar, mas sim, reduzir o número dos acidentes?, explica o engenheiro.