Além do bolsão do Atuba, na confluência das rodovias BR-476 e BR-116, na Grande Curitiba, o bolsão da Rua Joinville com a BR-376, em São José dos Pinhais, na saída para Santa Catarina, também recebeu fotossensores. Os aparelhos vão multar os motoristas que avançarem o sinal vermelho e pararem sobre a faixa de pedestres. O objetivo é diminuir os acidentes nesses locais. Até o dia 6 de março os equipamentos vão funcionar em caráter educativo.
Os oito aparelhos estão sendo instalados entre os quilômetros 1,2 e 1,3, acesso ao contorno leste, saída para Santa Catarina. Segundo o engenheiro do Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (DNIT), Mário dos Santos, o local tem um histórico de acidentes, principalmente de colisões laterais, quando os motoristas que trafegam pela rodovia furam o sinal vermelho. "Esperamos acabar com o problema", diz Santos. Segundo ele, os fotossensores já são usados no Espírito Santo, e lá conseguiram bons resultados. Em cruzamentos de ruas movimentadas com rodovias não tem mais ocorrido acidentes.
No Paraná, os primeiros aparelhos foram instalados em meados de dezembro de 2005, no bolsão do Atuba, em Curitiba, e desde o dia 22 de janeiro todos deveriam estar aplicando multas. Mas dos sete equipamentos, cinco foram depredados, inclusive com tiros. "Por isso ainda não temos como avaliar os primeiros resultados da instalação dos equipamentos aqui", diz Santos, afirmando que em breve os aparelhos vão ser consertados.
Por enquanto, os motoristas que trafegam por São José dos Pinhais não vão ser multados. Até março os equipamentos vão funcionar em caráter educativo, dando tempo para a população se adequar. Mas depois desse período, quem for flagrado furando o sinal vermelho ou parando sobre a faixa de pedestres vai pagar multa de R$ 190 por qualquer uma das infrações. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, artigo 208, a falta é gravíssima e soma 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação. Se o motorista não conseguir parar antes da faixa de pedestre, terá 8 segundos para recuar para que a sua placa traseira não seja fotografada. Os aparelhos funcionam 24 horas por dia, em combinação com a operação do semáforo.
Para alertar os motoristas, Santos diz que os cruzamentos receberam ampla sinalização vertical e horizontal, com destaque para a faixa de pedestres. Além disso, foram colocadas placas alertando os condutores sobre a fiscalização eletrônica no local cerca de 300 metros antes e também junto à faixa de retenção do cruzamento. Por enquanto, não existe previsão de instalação de outros fotossensores no Paraná. Embora também registrem a velocidade dos veículos, ainda não há punição para quem ultrapassar o limite de velocidade. Nesses locais é proibido trafegar a mais de 60 quilômetros por hora.