Curitiba recebe, desde ontem (13) o 3º Fórum Mundial da Bicicleta – Cidade em Equilíbrio – O evento discute mobilidade urbana, urbanismo, ações do cicloativismo além de promover oficinas e atividades ao ar livre tendo a bicicleta como foco principal.
O respeito entre os modais e o convívio mais pacífico entre eles para a valorização da vida é o objetivo principal do fórum na visão de Goura, um dos responsáveis por trazer o evento à capital paranaense.
Direitos e deveres
“Queremos que a cidade e seus cidadãos encarem a discussão sobre trânsito de uma forma mais ampla, que abranja a integridade, o respeito ao pedestre, aos ciclistas, às pessoas com deficiência. Não podemos aceitar como normal uma cidade com trânsito tão agressivo. Precisamos pensar a cidade como multimodal e equilibrar Curitiba pensando em mais espaços para pedestres e ciclistas”, afirmou. Para ele, Curitiba passa por uma transformação e o momento é de voltar a ser uma cidade inovadora investindo maciçamente em políticas públicas para pedestres e bicicletas.
A abertura do evento ocorreu ontem no Teatro da Reitoria da Universidade Federal do Paraná, instituição que tem contribuído para a divulgação do uso da bicicleta, através do projeto Ciclovida.
Programação
O III Fórum Mundial da Bicicleta se estende até domingo (16) com atividades espalhadas por toda a cidade. Para conhecer a programação clique Aqui.
Curitiba é a primeira cidade a sediar o Fórum Mundial, excetuando Porto Alegre, localidade que criou e organizou as duas primeiras edições do evento (2012 e 2013).