Cerca de seiscentos alunos de oito escolas particulares e públicas de Curitiba, além de jovens integrantes de projetos sociais da periferia da cidade, participaram ontem do fórum de debates Cidadão contra a Violência. A promoção faz parte de um trabalho de extensão realizado pelo Colégio Sagrado Coração de Jesus, que visa despertar a visão crítica dos alunos, despertando para fatores que refletem e geram a violência.
O projeto começou a ser desenvolvido no início do ano, segundo explica a professora Vitória Denik, com a leitura de diversas obras literárias, que retratam a realidade do País, no período colonial e na atualidade. “Isso ajudou a traçar um paralelo de como os problemas enfrentados hoje no Brasil eram tratados em outras épocas”, disse. Com base nessas informações os alunos desenvolveram uma pesquisa de campo, onde foram ouvidas cerca de 1.800 pessoas em shopping centers e bairros carentes da capital. A sondagem envolveu questões como drogas, gravidez na adolescência, educação, cidadania e efeito do voto.
O resultado da pesquisa mostrou que a maioria dos jovens já recebeu, de alguma forma, oferta de drogas, e que todos têm um amigo dependente de álcool ou tabaco. Sobre os métodos anticoncepcionais, a pesquisa indicou que os entrevistados conhecem algum recurso para evitar a gravidez, porém os moradores da periferia afirmam ter dificuldades de acesso a eles. Todos admitiram que em algum momento já sofreram ou foram preconceituosos. O voto foi apontado na pesquisa como uma arma para mudar a atual realidade do País, porém acreditam que ele pode ser manipulado visando atingir interesses pessoais. Já a educação foi apontada como a base para resgatar a cidadania.