Há risco de fortes tempestades atingirem o Paraná e Santa Catarina neste domingo (24), véspera de Natal. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para potencial chuva com precipitação entre 30 e 60 mm por hora – ou 50 a 100 mm por dia) – além de ventos intensos e quedas de granizo. Boa parte da área dos dois estados podem ser afetadas. As informações são da Agência Brasil.
Podem ocorrer queda de árvores, corte de energia elétrica, alagamentos e estragos em plantações. Caso haja rajadas de vento, as pessoas devem evitar abrigos debaixo de árvores, pois há risco de quedas e descargas elétricas. É recomendável desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.
Entre as áreas que podem ser atingidas estão as regiões de Curitiba e Florianópolis, além dos litorais paranaense e catarinense (Sul e Norte) e o Vale do Itajaí. Mais para o interior, há riscos no Norte, Oeste, Sudoeste, Sul e região Central do Paraná. Dos planaltos (Sul e Norte) catarinense e do Oeste e Meio-Oeste de Santa Catarina.
Típico do verão
Os riscos desta véspera de Natal são decorrentes de alguns fenômenos típicos do verão, alerta o Inmet, como ventos e chuva forte, queda de granizo e mudanças rápidas nas condições do tempo.
O Instituto Meteorológico do Paraná (Simepar) espera um Verão bastante”dentro da média” para esta temporada. As águas do Oceano Pacífico ligeiramente mais frias do que o normal indicam a influência de um La Niña “leve” na estação.
Normalmente, o fenômeno minimiza a frequência das pancadas nos estados do Sul do país, mas, como tende a ser fraco, a tendência mais forte é de valores dentro da médai: com bastante chuva, mudanças rápidas e chegada repentina de tempestade.