O presidente do Conselho Regional de Economia do Paraná (Corecon-PR), Carlos Alberto Gandolfo, diz que a melhor forma de entender o título de capitalização é ter em mente a Tele Sena. “O consumidor adquire o produto, concorre a sorteios e depois de um ano pode receber uma parte do valor investido com juros e correção aplicados apenas em parte do capital, já que o restante cobre as despesas administrativas e o sorteio.
Quem opta por comprar outra Tele Sena, sabe que precisa complementar com mais algumas moedinhas, já que o valor aplicado há um ano não acompanha a correção do período”, esclarece. “É um grande negócio para a instituição que vende o título, pois o cliente não recebe um centavo pelo valor aplicado e ainda paga deságios severos no caso de antecipar o resgate”.
O economista e professor da Universidade Positivo Lucas Dezordi diz que o título é recomendável para quem gosta de apostas. “Precisa ser visto como um jogo e atende quem gosta de loterias ou jogos de azar, ou seja, isso não é investimento”.