O governador Roberto Requião anunciou, para quinta-feira (16), o lançamento da Força Alfa – Companhia Independente de Polícia Fronteira, em Guaíra. A unidade, conta com sede de apoio em Santa Helena e combaterá o tráfico de armas e de drogas nas fronteiras, principalmente com o Paraguai e com o Mato Grosso do Sul.
O trabalho será feito com operações terrestres, aéreas e aquáticas, conforme determinações ou Planos de Operações estabelecidos pelo Comando-Geral da Polícia Militar.
A Força Alfa também vai apoiar a Polícia Federal no combate ao narcotráfico. O trabalho será iniciado com 80 policiais da Força Alfa (permanentes no local). “Somam-se a eles mais 100 policiais da Companhia de Polícia de Choque, em períodos temporários”, explicou o comandante-geral da PM, coronel Anselmo José de Oliveira.
A passagem de drogas pela fronteira deverá ser reduzida com as novas operações. “O Paraná é uma das rotas do tráfico de drogas, que seguem para outras regiões do Brasil, assim como para os Estados Unidos e Europa”, disse Anselmo.