Fontes naturais de Curitiba estão comprometidas

As águas de fontes naturais em Curitiba estão contaminadas com coliformes e podem causar uma série de doenças diarréicas. O alerta da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é para aquelas pessoas que costumam consumir a água desses locais, como o da bica que fica no Bosque Gutierrez, no bairro Mercês. Até o fim do ano, a Prefeitura vai retirar as torneiras dessas fontes para dificultar o acesso, além de canalizar as que ficam nos parques Atuba e Bacacheri, as nascentes mais procuradas pela população.

Segundo a superintendente da SMS, Edimara Seegmuller, trata-se de um antigo hábito. Muita gente busca água nas fontes espalhadas pela cidade repetindo o costume de seus pais e avós. O problema é que essas fontes estão contaminadas. Ela explica que o adensamento populacional fez com que a água dos lençóis freáticos se tornassem impróprias para o consumo. Em alguns pontos há problemas com esgoto irregular e o lixo é depositado diretamente no solo. Além disso, animais como cachorros e cavalos têm acesso a esses locais.

?A água está comprometida pela presença de bactérias indicadoras de contaminação e seu consumo pode causar doenças diarréicas. Mas as tentativas de conscientizar a população sobre esse risco não têm tido o efeito desejado e as pessoas continuam apanhando essa água para beber?, disse Edimara.

Análise

Todo o mês, a Prefeitura faz coleta e análise da água consumida pela população, seja de fontes naturais ou distribuídas pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). Os dados das fontes são preocupantes. Segundo Edimara, apesar de a água ter aparência límpida e não ter nenhum sabor diferente, não significa que seja boa para consumo, porque apenas as análises de laboratórios detectam os microorganismos nocivos.

A Prefeitura já colocou placas afirmando que a água é imprópria para consumo, mas o material sempre é roubado. Há também aqueles que apagam as letras ?im? mudando o sentido da frase. A Prefeitura começou a recolocar as placas e agora fará reuniões com a população para alertar sobre o problema. No Bosque Gutierrez será colocado uma lâmina d?água em cascata, com função apenas decorativa. Nos parques Bacacheri e Atuba, as fontes alimentam os lagos dos dois locais e serão canalizadas.

Quem ainda assim quiser consumir a água destes locais deve ter muito cuidado. Deve ferver a água por 10 minutos e utilizar logo em seguida. Pode-se adicionar também duas gotas de água sanitária para cada litro de água, deixando em repouso por meia hora.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo