Pelo menos seis pessoas sofreram com queimaduras causadas por fogos de artifício nesta passagem de ano em Curitiba. De acordo com o Corpo de Bombeiros, as ocorrências aconteceram nos bairros Uberaba, Butiatuvinha, Xaxim, Bairro Alto, Campo Comprido e Pilarzinho.

continua após a publicidade

Os casos mais graves aconteceram às 21h18 do dia 31, no Campo Comprido, e à 00h08 do dia 1º, no Bairro Alto. No primeiro caso, um senhor de 53 anos se feriu em um dos braços na face, mais especificamente na região dos olhos. No outro, um adulto sem idade identificada teve ferimentos em uma das pernas. No entanto, em ambos os casos, os ferimentos foram leves, assim como nos demais, cujas vítimas foram atingidas nas mãos.

Todos foram encaminhados para a instituição de referência em queimaduras em Curitiba, o Hospital Evangélico, transportados pelos próprios familiares ou por viaturas do Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate). O hospital confirmou o atendimento de cinco vítimas, mas não soube informar se são os mesmos casos registrados pelo Corpo de Bombeiros ou se houve alguma outra ocorrência diferente.

Para o capitão Cleber Daverson Luiz dos Santos, o motivo das queimaduras é a imprudência de quem usa os fogos. “É preciso que o manuseio seja feito somente por adultos e esteja de acordo com as instruções da embalagem, que devem ser lidas antes da utilização”, orienta. Ele ainda lembra a necessidade de que os fogos não sejam usados nas proximidades de materiais inflamáveis nem em ambientes fechados.

continua após a publicidade