Dois focos de incêndio que atingiram o Parque Nacional da Ilha Grande nos dois últimos dias destruíram 24 hectares – cerca de 240 mil m² – da principal ilha do arquipélago, no Rio Paraná. Os focos foram observados nas proximidades do município de Altônia, a cerca de 640 quilômetros de Curitiba, no noroeste do Paraná. O primeiro foco foi apagado na tarde de ontem, enquanto o outro somente foi debelado na madrugada de hoje. A Polícia Federal suspeita de fogo criminoso.

continua após a publicidade

A área queimada é formada por vegetação de várzea, um capim com até 2 metros de altura. Como os focos estavam bastante próximos e foram encontradas algumas garrafas, a direção do parque suspeita que o incêndio seja criminoso. Por isso, o caso foi entregue à Polícia Federal, em Guaíra, para que faça as investigações. A estiagem, que já dura cerca de 20 dias na região, contribuiu para que o fogo se espalhasse.

Este ano, o parque já foi atingido por sete incêndios. O último era o do dia 30 de junho, com queima de aproximadamente 5 mil hectares. Com 78 mil hectares, o parque estende-se por cerca de 100 quilômetros entre os municípios de Guaíra e Icaraíma.

continua após a publicidade