O fogo atingiu mais uma vez o Parque Nacional de Ilha Grande, no noroeste do Paraná. O incêndio começou no domingo, por volta das 10h, e até ontem no final da tarde não havia sido controlado. A estimativa era que 2,5 mil hectares tenham sido atingidos pelo fogo, conforme balanço feito ontem de manhã. A previsão era que, à tarde, outros mil hectares tivessem sido atingidos, mas o balanço oficial só deve ser divulgado hoje.

Esse é o quarto incêndio da ilha em menos de um mês, segundo a analista ambiental do Parque, Patrícia Gomes Rodrigues. Há cerca de duas semanas, o fogo atingiu a parte localizada em São Jorge do Patrocínio e Altonia e destruiu cerca de 5,5 mil hectares. Paralelamente, houve outro incêndio na Ilha Bandeirantes, em uma área de 1,8 mil hectares. Dessa vez, o fogo atingiu a Ilha Grande – a mais importante de todas -, no município de Vila Alta.

“O fogo está se alastrando com muita rapidez”, comentou a analista ambiental. Segundo ela, esta é a época do ano em que ocorre mais incêndios, por se tratar de um período de seca. “É o período mais frágil”, diz. Homens do Corpo de Bombeiros de Umuarama e brigadistas de Vila Alta foram acionados para controlar o fogo.

Segundo a analista ambiental, é na Ilha Grande onde há a maior concentração de cervos -mamífero símbolo do parque. Também há pássaros e felinos que podem não ter resistido ao fogo. Já a vegetação é de várzea, caracterizada por gramíneas. A área total do Parque Nacional Ilha Grande é de 78.875 hectares.

continua após a publicidade

continua após a publicidade