Quem escolheu para voltar das praias nesta terça-feira (04) encontra fluxo alto de veículos nas estradas durante todo o dia. A BR-277, que liga Curitiba ao litoral paranaense, atingiu, no final do período da tarde, um fluxo de 2,7 mil veículos por hora, o que dá um movimento quase cinco vezes acima do normal.
Os motoristas que passaram o feriadão nas praias de Santa Catarina também enfrentam grande movimento na BR-376. Alguns trechos apresentaram pontos de lentidão, principalmente entre os quilômetros 645 ao 655, em Tijucas do Sul. O movimento deve ser ainda maior entre 18h e 21h, quando são esperados mais de 30 mil veículos. Neste momento, o fluxo na rodovia é de 2,2 mil veículos/hora, segundo informações da concessionária Autopista Litoral Sul.
É importante lembrar que a PR-407, no trecho que liga Praia de Leste à BR-277, passa pela Operação Mão Única. Os motoristas que seguem sentido Curitiba ganharão mais uma faixa para transitar, enquanto quem segue para o litoral deverá andar em apenas um faixa. A ideia é dar maior fluidez ao trânsito, já que o fluxo sentido capital é muito maior.
Chuva
É preciso redobrar a atenção quem for pegar a estrada até o final da noite. Além do movimento, o motorista precisa tomar cuidado com a chuva, que atinge tanto a BR-277 quanto a BR-376.