A equipe da Ação Integrada de Fiscalização Urbana (Aifu), coordenada pela secretaria de Segurança Pública, realizou na madrugada de domingo (21) a primeira ação na Operação Viva o Verão em Paranaguá. Foram 12 estabelecimentos vistoriados e um total de 186 pessoas abordadas. O Corpo de Bombeiros fez seis autuações e duas pessoas foram presas por desacato.
Participaram da ação as Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Conselho Tutelar, Vigilância Sanitária, Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Juizado da Infância e Juventude, entre outros órgãos. Cerca de 60 pessoas, entre policiais e fiscais, e 20 viaturas fizeram parte da operação.
De acordo com o coordenador-geral da ação, Benedito Faccini, os pontos de fiscalização foram escolhidos por vários fatores. “Nós juntamos os dados do 181 Narco-denúncia, informações acumuladas de outras ações e denúncias anônimas diversas”, disse Faccini.
Faccini acrescentou que a polícia vai continuar monitorando os estabelecimentos vistoriados e a qualquer momento pode voltar para verificar se os problemas encontrados foram resolvidos. “Se chegarem denúncias de que o estabelecimento que já vistoriamos continua com o mesmo problema, nós vamos voltar. Também continuaremos a operação para fiscalizar outros pontos do Litoral”.
A equipe do IAP fez a vistoria em um estabelecimento em que o proprietário tinha aproximadamente 20 pássaros, com algumas espécies ameaçadas de extinção. Foram verificados documentos e identificada uma gaiola com tamanho inferior ao exigido pelos órgãos de proteção ao meio ambiente. Todos os animais eram registrados pelo Ibama e o comerciante foi apenas orientado sobre a gaiola que foi destruída pelos técnicos do IAP.
Também estiveram presentes nesta ação representantes da Justiça Estadual com o Juizado da Infância e Juventude para verificar se alguma criança ou adolescente estava em situação de risco. O objetivo era verificar se os comerciantes estavam descumprindo a legislação e vendendo bebidas alcoólicas a menores de idade. Em dois estabelecimentos foram encontrados adolescentes. Nestes locais o dono recebeu orientação para não vender bebidas alcoólicas.
Desde o dia primeiro de dezembro, a equipe da Aifu realiza o trabalho de orientação no comércio nos municípios de Matinhos, Guaratuba, Paranaguá, Pontal do Paraná, Morretes, Antonina e na Ilha do Mel. Neste primeiro momento, a equipe apenas orientou os comerciantes para estarem de acordo com a legislação. “A partir de agora vamos fazer esta operação constantemente para garantir tranqüilidade aos veranistas durante esta temporada”, completou Faccini.