A Ação Integrada de Fiscalização Urbana (Aifu) vistoriou 25 estabelecimentos comerciais de Pontal do Paraná e Matinhos, na madrugada de domingo (18). Na ação, que contou com 23 viaturas e mais de 45 pessoas de diversos órgãos, 191 pessoas foram abordadas e um assinou termo circunstanciado.

continua após a publicidade

De acordo com o coordenador da Aifu, Benedito Faccini, a ação garante qualidade nos serviços prestados à população. “Fazemos vistorias em diversos estabelecimentos comerciais para que tenhamos certeza que eles atendem às normas de saúde, higiene e segurança, fundamentais para que o veranista possa desfrutar a temporada com tranquilidade”, explicou.

Em Pontal do Paraná, dos 15 locais vistoriados, oito foram notificados pela falta de alvará da Polícia Civil. Faccini adverte que, caso haja segunda vistoria e os locais continuem irregulares, a polícia aplica multa e o local é embargado, até a regularização da situação.

Também em Pontal, o proprietário lanchonete foi multado pelo IAP (Instituto Ambiental do Paraná) em R$ 2 mil, por poluição sonora, e encaminhado para a Companhia da PM de Praia de Leste para assinar termo circunstanciado por perturbação do sossego.

continua após a publicidade

Já na praia de Matinhos, dos 10 locais vistoriados, cinco estavam sem alvará da Prefeitura para funcionamento, quatro foram notificados pela Vigilância Sanitária por falta de licença sanitária e um deles foi interditado por precárias condições de higiene.

Participaram da fiscalização as Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Instituto Ambiental do Paraná, Conselho Tutelar, Vigilância Sanitária e ficais da prefeitura de cada cidade.

continua após a publicidade