A Ação Integrada de Fiscalização Urbana (Aifu) vistoriou 25 estabelecimentos comerciais de Pontal do Paraná e Matinhos, na madrugada de domingo (18). Na ação, que contou com 23 viaturas e mais de 45 pessoas de diversos órgãos, 191 pessoas foram abordadas e um assinou termo circunstanciado.
De acordo com o coordenador da Aifu, Benedito Faccini, a ação garante qualidade nos serviços prestados à população. “Fazemos vistorias em diversos estabelecimentos comerciais para que tenhamos certeza que eles atendem às normas de saúde, higiene e segurança, fundamentais para que o veranista possa desfrutar a temporada com tranquilidade”, explicou.
Em Pontal do Paraná, dos 15 locais vistoriados, oito foram notificados pela falta de alvará da Polícia Civil. Faccini adverte que, caso haja segunda vistoria e os locais continuem irregulares, a polícia aplica multa e o local é embargado, até a regularização da situação.
Também em Pontal, o proprietário lanchonete foi multado pelo IAP (Instituto Ambiental do Paraná) em R$ 2 mil, por poluição sonora, e encaminhado para a Companhia da PM de Praia de Leste para assinar termo circunstanciado por perturbação do sossego.
Já na praia de Matinhos, dos 10 locais vistoriados, cinco estavam sem alvará da Prefeitura para funcionamento, quatro foram notificados pela Vigilância Sanitária por falta de licença sanitária e um deles foi interditado por precárias condições de higiene.
Participaram da fiscalização as Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Instituto Ambiental do Paraná, Conselho Tutelar, Vigilância Sanitária e ficais da prefeitura de cada cidade.