Fiscalização fecha quiosques em Matinhos

Pelo menos 14 quiosques, barracas e trailers comerciais localizados na orla de Matinhos, litoral do Paraná, foram fechados, ontem, pela Ação Integrada de Fiscalização Urbana (Aifu).

No total, 50 foram vistoriados, o que resultou em 52 notificações – um comerciante pode ter recebido mais de uma – e um Termo Circunstanciado (TC) para um ambulante que estava vendendo óculos escuros falsificados.

A maioria das notificações se deu por conta da falta de alvará para funcionamento. A Aifu é composta pelas Polícias Militar e Civil do Paraná, por representantes da prefeitura de Matinhos, Vigilância Sanitária Municipal, Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Corpo de Bombeiros do Paraná e Conselho Tutelar municipal.

Marlene Pereira teve seu quiosque fechado por não possuir alvará. Ela conta que trabalha no hospital Nossa Senhora de Navegantes mas, como tirou licença, resolveu montar o comércio de alimentos na praia para ganhar um dinheiro extra na temporada.

“Mas acho que eles tinham que vir antes, orientar a gente, e somente depois retirar os quiosques. Quando eu comecei a trabalhar, um fiscal da prefeitura autorizou o meu comércio e disse que a gente teria que regularizar tudo a partir do dia 2 (ontem)”, reclamou.

Os fiscais da Aifu prometem voltar nos mesmos locais nos próximos três meses para verificar se os comerciantes que foram notificados regularizaram a situação. O coordenador da Aifu, Benedito Faccini, contou que entre as irregularidades havia alimentos acondicionados de maneira errada, botijões de gás mal instalados e até casos mais curiosos, como um quiosque que, além de vender comida, abrigava pessoas para dormir em barracas.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna