Pelo menos 14 quiosques, barracas e trailers comerciais localizados na orla de Matinhos, litoral do Paraná, foram fechados, ontem, pela Ação Integrada de Fiscalização Urbana (Aifu).
No total, 50 foram vistoriados, o que resultou em 52 notificações – um comerciante pode ter recebido mais de uma – e um Termo Circunstanciado (TC) para um ambulante que estava vendendo óculos escuros falsificados.
A maioria das notificações se deu por conta da falta de alvará para funcionamento. A Aifu é composta pelas Polícias Militar e Civil do Paraná, por representantes da prefeitura de Matinhos, Vigilância Sanitária Municipal, Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Corpo de Bombeiros do Paraná e Conselho Tutelar municipal.
Marlene Pereira teve seu quiosque fechado por não possuir alvará. Ela conta que trabalha no hospital Nossa Senhora de Navegantes mas, como tirou licença, resolveu montar o comércio de alimentos na praia para ganhar um dinheiro extra na temporada.
“Mas acho que eles tinham que vir antes, orientar a gente, e somente depois retirar os quiosques. Quando eu comecei a trabalhar, um fiscal da prefeitura autorizou o meu comércio e disse que a gente teria que regularizar tudo a partir do dia 2 (ontem)”, reclamou.
Os fiscais da Aifu prometem voltar nos mesmos locais nos próximos três meses para verificar se os comerciantes que foram notificados regularizaram a situação. O coordenador da Aifu, Benedito Faccini, contou que entre as irregularidades havia alimentos acondicionados de maneira errada, botijões de gás mal instalados e até casos mais curiosos, como um quiosque que, além de vender comida, abrigava pessoas para dormir em barracas.