Oito estabelecimentos comerciais de Curitiba foram fechados na noite desta quinta-feira (16) devido a irregularidades no funcionamento. A operação aconteceu em 26 bares, boates e danceterias nos bairros Alto Boqueirão, Boqueirão, Novo Mundo, Sítio Cercado, Pinheirinho, Capão Raso, Xaxim, Fazendinha e Santo Inácio.
A fiscalização envolveu as secretarias municipais do Urbanismo, do Meio Ambiente e da Saúde, a Fundação de Ação Social (FAS), a Guarda Municipal, as polícias civil e militar e o Corpo de Bombeiros.
A falta de alvará de funcionamento foi a principal irregularidade constatada nos estabelecimentos. Cinco deles receberam notificações e terão que parar de funcionar até a regularização dos documentos. Houve três autuações com aplicação de multa e dois autos de embargo.
Uma casa fiscalizada estava em situação regular. Ninguém foi preso. A equipe ainda passou por outros 17 estabelecimentos, mas estavam fechados na hora da fiscalização.
Um balanço da Secretaria Municipal do Urbanismo aponta que de janeiro a maio deste ano foram realizadas 50 operações em estabelecimentos comerciais da cidade. No total, 640 locais foram fiscalizados, 361 vistoriados sem autuação, 173 notificados, 97 autuados, 26 embargados e 253 fechados com apoio policial.