O combate ao transporte irregular de passageiros no Aeroporto Afonso Pena chegou às locadoras de veículos. Donos dos estabelecimentos reclamam da fiscalização da prefeitura de São José dos Pinhais, que estaria advertindo as empresas que oferecem o transporte de seus clientes entre o aeroporto e a sede das locadoras.

continua após a publicidade

Para o Sindicato das Empresas Locadoras de Veículos Automotores, Equipamentos e Bens Móveis do Estado do Paraná (Sindiloc-PR), está havendo excesso de zelo por parte do município. “Eles entendem que buscar o cliente no aeroporto é fazer transporte irregular, mas é só um serviço extra para vir até a locadora”, argumenta o diretor do sindicato, Fernando Klein Nunes. Ele destaca que o serviço não pretende concorrer com os táxis nem estimular o transporte clandestino.

Os automóveis usados pelas locadoras têm placas cinzas e não as vermelhas que caracterizam o serviço de transporte dos passageiros. Por isso, Nunes conta que uma empresa já foi advertida por escrito pelos fiscais do município, o que gerou uma situação constrangedora perante os clientes.

Adequação

continua após a publicidade

O secretário de Transportes e Trânsito de São José dos Pinhais, Giovani de Souza, afirma que nenhuma locadora de veículo foi advertida pelo transporte dos clientes, mas apenas por irregularidades, como portar ordem de serviço diferente da atividade realizada. Por enquanto a prefeitura está analisando o que acontece no aeroporto, inclusive a denúncia que veículos de passeio estariam levando passageiros até estacionamentos do aeroporto para transferi-los a veículos irregulares.