Os fiscais da Prefeitura de Curitiba suspenderão os plantões a partir desta segunda-feira (05). A decisão foi tomada durante assembleia do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba (Sismuc) no dia 24 de abril.
De acordo com o Sismuc, a decisão foi tomada após a Prefeitura se recusar a utilizar a tabela de vencimentos para calcular as gratificações. Além disso, o sindicato argumenta que a suspensão dos plantões se deve à falta de uma agenda de negociação com a Prefeitura a respeito do tema.
A suspensão dos plantõesafetará de imediato a fiscalização do comércio ambulante, justamente na semana do Dia das Mães, data onde há a segunda maior circulação no varejo no ano.
Segundo Eduardo Recker, diretor de formação e estudos socioeconômicos do Sismuc, a Prefeitura pecou pela falta de diálogo. “A categoria dos fiscais se une para reivindicar o mínimo que a gestão pública pode fazer, abrir o diálogo por meio de uma mesa de negociação com propostas efetivas”.
Sem comunicado oficial
Em nota divulgada pela assessoria de imprensa, A Prefeitura de Curitiba afirma que não foi comunicada oficialmente sobre o possível não comparecimento de fiscais às escalas de plantão a partir desta segunda-feira e informa que a pauta de reivindicações apresentada pela categoria está em negociação.
A nota informa também que a categoria foi beneficiada com aumento salarial real no último ano e, caso aprovado o projeto de lei sobre reajuste salarial enviado pela Prefeitura para a Câmara, e que aguarda votação, o vencimento básico inicial do fiscal será de R$ 1.823,69.