“Fique Sabendo” finaliza com mais de mil testes de Aids

A “Campanha Fique Sabendo”, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, que tem como objetivo a detecção precoce do vírus HIV, se encerra nesta quarta-feira (15). A campanha teve início no dia 15 de setembro e, até a semana passada, já haviam sido realizados 1.090 testes.
 
Segundo a psicóloga do Centro de Referência Bruno Piancasteli, Rosangela Freire Lemes Chagas, do total de testes realizados, 18 são positivos. “Nove deles em homens e nove em mulheres. A maioria na faixa de 20 a 39 anos”, informou. Um dos casos positivos foi registrado em uma das 10 unidades básicas de saúde (UBS), que estão realizando a testagem rápida. Já os outros 17 casos foram todos registrados no Centro de Referência.
 
Além das UBS e do Centro de Referência, a campanha foi realizada também na Universidade Estadual de Londrina (UEL), Hospital Universitário (H.U.) e no Instituto de Ensino Superior de Londrina (Inesul). Rosangela Freire ressaltou que após o término da campanha, o Centro de Referência vai continuar realizando os testes. “Nas segundas, quartas e quintas-feiras, às 8h30 e ás 14h”, disse.
 
A psicóloga disse ainda que a campanha tem sido muito válida, pois em apenas um mês, o Centro de Referência fez mais testes do que nos quatro meses anteriores. “As pessoas ainda têm um certo receio de fazer o teste. O objetivo da campanha é fazer com que a pessoa saiba do seu resultado antes de ficar doente. Muitos estão chegando pra nós já doentes”, observou.

Para Rosangela Freire, outro ponto importante da campanha é a prevenção. “Se a pessoa tiver um resultado negativo, que ela se cuide mais. Se for positivo, que ela possa se beneficiar do tratamento”, completou.
 
Em Londrina, a Secretaria de Saúde está disponibilizando 25 mil testes rápidos de detecção do vírus HIV. No Centro de Referência, na alameda  Manoel Ribas, nº 1, na rotatória com a rua Senador Souza Naves, a testagem é realizada de segunda a sexta-feira às 8h e 10h; à tarde às 14h e 16h. Já, os exames tradicionais para detectar o HIV também estão disponíveis em todas as UBS. A diferença é que o resultado sai em média 20 dias.
 
As UBS para testagem rápida estão distribuídas por regiões, sendo que na sul os exames podem ser feitos na UBS União da Vitória; na norte nas unidades João Paz e Cabo Frio; na região oeste, UBS Alvorada e Santiago; na leste, unidades de saúde Lindóia e Armindo Guazzi; no centro, UBS da vila Brasil, CSU. Na área rural os testes estão disponíveis na UBS do distrito de Irerê.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna