A “Campanha Fique Sabendo”, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, que tem como objetivo a detecção precoce do vírus HIV, se encerra nesta quarta-feira (15). A campanha teve início no dia 15 de setembro e, até a semana passada, já haviam sido realizados 1.090 testes.
Segundo a psicóloga do Centro de Referência Bruno Piancasteli, Rosangela Freire Lemes Chagas, do total de testes realizados, 18 são positivos. “Nove deles em homens e nove em mulheres. A maioria na faixa de 20 a 39 anos”, informou. Um dos casos positivos foi registrado em uma das 10 unidades básicas de saúde (UBS), que estão realizando a testagem rápida. Já os outros 17 casos foram todos registrados no Centro de Referência.
Além das UBS e do Centro de Referência, a campanha foi realizada também na Universidade Estadual de Londrina (UEL), Hospital Universitário (H.U.) e no Instituto de Ensino Superior de Londrina (Inesul). Rosangela Freire ressaltou que após o término da campanha, o Centro de Referência vai continuar realizando os testes. “Nas segundas, quartas e quintas-feiras, às 8h30 e ás 14h”, disse.
A psicóloga disse ainda que a campanha tem sido muito válida, pois em apenas um mês, o Centro de Referência fez mais testes do que nos quatro meses anteriores. “As pessoas ainda têm um certo receio de fazer o teste. O objetivo da campanha é fazer com que a pessoa saiba do seu resultado antes de ficar doente. Muitos estão chegando pra nós já doentes”, observou.
Para Rosangela Freire, outro ponto importante da campanha é a prevenção. “Se a pessoa tiver um resultado negativo, que ela se cuide mais. Se for positivo, que ela possa se beneficiar do tratamento”, completou.
Em Londrina, a Secretaria de Saúde está disponibilizando 25 mil testes rápidos de detecção do vírus HIV. No Centro de Referência, na alameda Manoel Ribas, nº 1, na rotatória com a rua Senador Souza Naves, a testagem é realizada de segunda a sexta-feira às 8h e 10h; à tarde às 14h e 16h. Já, os exames tradicionais para detectar o HIV também estão disponíveis em todas as UBS. A diferença é que o resultado sai em média 20 dias.
As UBS para testagem rápida estão distribuídas por regiões, sendo que na sul os exames podem ser feitos na UBS União da Vitória; na norte nas unidades João Paz e Cabo Frio; na região oeste, UBS Alvorada e Santiago; na leste, unidades de saúde Lindóia e Armindo Guazzi; no centro, UBS da vila Brasil, CSU. Na área rural os testes estão disponíveis na UBS do distrito de Irerê.