Foto: O Estado |
André: "Sem alteração". continua após a publicidade |
O Dia de Finados, que tradicionalmente representa aumento nas vendas de flores, já não é uma data tão aguardada pelas floriculturas. Nos últimos anos, a queda nas vendas durante o feriado, nas lojas do ramo, tem desestimulado os comerciantes, segundo o Sindicato do Comércio Varejista de Flores e Plantas de Curitiba e Região (Sindiplan).
?As floriculturas já não esperam tanto pela data. Muitas vezes ficam até com receio de ter prejuízo. Ficam confusas com a quantidade de flores que devem comprar. No passado, tinham certeza do que compravam e já vendiam?, declara Francisco Macedo Machado, presidente da entidade.
Mesmo assim, as floriculturas estão se preparando para o dia 2 de novembro, principalmente aquelas localizadas perto de cemitérios. ?Muitas pessoas possuem o costume de comprar as flores no cemitério. Na nossa loja, que está longe de cemitério, não altera muito. Já vendeu muito bem, mas agora as encomendas de flores em Finados são só dos clientes mais antigos?, revela André de Souza Lima, da Floricultura João Gualberto, no Juvevê.
Machado culpa os supermercados pela queda nas vendas das floriculturas, inclusive nas datas tradicionais de compra de flores. Para ele, há uma concorrência desleal por parte dos supermercados, que conseguem preços mais baixos.
?O preço deles é bem abaixo do nosso custo. Não é honesto. Muitas floriculturas ainda estão no ramo por insistência, mesmo que apresentem prejuízo. Só vende flor e precisa de mão-de-obra especializada, enquanto os supermercados vendem outros 50 mil itens e não tem funcionários somente para as flores. É concorrência desleal?, argumenta.
As floriculturas conseguem vender mais no final do ano e, pelo menos até os últimos anos, nos dias de Finados, das Mães, dos Namorados e da Secretária. Nesses dois últimos, somente se a data cair no meio da semana. No total, são 700 lojas desse segmento em Curitiba e Região.
Estoque deve ser vendido em poucos dias
As flores trazem um colorido diferente para o dia a dia corrido das grandes cidades. Um ambiente, seja no trabalho, em casa ou até mesmo na rua, sempre fica mais alegre com a presença de um vaso de flores. Mas elas têm validade, especialmente as cortadas.
Quando murcham e ficam amareladas, são jogadas no lixo. As flores plantadas em vasos ou jardins duram mais, e podem ser podadas para novas floradas.
Dependendo da espécie, as flores duram de uma semana a um mês, quando plantadas e adubadas corretamente. Há casos de plantas que ficam até 90 dias com flores bonitas, como as orquídeas.
Aquelas com os caules cortados têm um ciclo de vida bem menor. Quando as floriculturas compram essas flores dos fornecedores, precisam vender o estoque em poucos dias, pois elas murcham e amarelam.
O presidente do Sindiplan, Francisco Macedo Machado, explica que o único destino das plantas nessa situação é a lata de lixo. ?As floriculturas precisam renovar as flores toda semana. Vão jogando no lixo as que ficam murchas e amarelas, desfazendo dos estoques. Às vezes, nem percebem imediatamente o prejuízo que estão tendo?, afirma.
André de Souza Lima, da Floricultura João Gualberto, confirma que a maior parte das flores cortadas não vendidas é jogada no lixo. ?Infelizmente, tem que jogar fora. Há plantas que dão florada apenas uma vez no ano. Depois, morrem e não tem como recuperar?, explica.
A sua loja ainda doa para integrantes de uma igreja próxima as flores que já passaram do ponto de venda, mas que ainda estão boas. Segundo Lima, algumas espécies, que podem fazer parte de jardins, são plantadas para não acabarem em uma lata de lixo.
As flores de vaso ou de jardim não são descartadas tão facilmente. Algumas espécies podem ser podadas depois que as pétalas começam a cair. Com as técnicas e os adubos certos, a planta volta a crescer e dar flores.
?Essas são aproveitadas novamente. Ainda dá para utilizar os galhos na produção de novas mudas?, comenta Maria Eliane Anunciação, vendedora da Floricultura Santa Felicidade.
Entre as flores que duram bastante estão a violeta, orquídea, begônia, gerânio, lavanda e brinco-de-princesa. As mais frágeis são lírio e tulipa. Os segredos para que as flores de vaso ou jardim fiquem bonitas por mais tempo são adubar de forma correta, observar se a planta gosta de sombra ou sol, e colocar água na medida certa para a espécie.
?Tem gente que coloca no sol a planta que gosta de sombra e isso acaba com as flores. Sempre que comprar, pergunte quais as orientações para as flores que está levando?, orienta Maria Eliane. (JC)