A partir de amanhã, os motoristas que passarem pela ponte de Guaíra, que liga o Paraná a Mato Grosso do Sul, não pagarão mais pedágio. A decisão confirma o que já havia sido antecipado pelo governador Roberto Requião em abril. ?O contrato da empresa que explora o pedágio expira no dia 14 de junho e não será renovado?, avisou o governador à época.
O secretário dos Transportes, Waldyr Pugliesi, ressalta que a ponte continuará com a sua manutenção garantida. ?O Estado do Paraná possui recursos para manter conservação diária da ponte e dos acessos. Não há necessidade de cobrança de pedágio no local. Desoneramos assim boa parte da produção agrícola nacional.?
De acordo com o DER, o governo do Estado possui hoje cerca de R$ 30 milhões em caixa que serão utilizados em obras na ponte e nos acessos. ?São recursos que serão investidos na remodelação dos acessos à ponte e na conservação rotineira da estrutura e da pista?, explica Pugliesi. A remodelação do acesso do lado paranaense da ponte, acrescenta o secretário, deve iniciar nos próximos dias. As obras contemplam a construção de um novo acesso e de um trevo na BR-272 com investimentos de R$ 4,1 milhões.
?A obra trará mais segurança aos usuários e vai integrar o trabalho de diferentes poderes públicos, já que vai tornar possível a utilização do Pátio de Fiscalização, destinado à utilização da Receita Estadual, da Claspar, da Polícia Federal e da Receita Federal?, explica Pugliesi. O DER trabalha também na preparação do processo de licitação para obras de melhorias no pavimento da ponte. São obras de conservação que buscam o melhor conforto para o usuário.
A construção foi iniciada durante o primeiro mandato do governador Roberto Requião, entre 1991 e 1994, com custo previsto de R$ 13 milhões. O governo seguinte, que continuou a obra, fez uma revisão de investimentos, subindo o valor para R$ 33 milhões, e implantou o pedágio nos 3,6 km de extensão.