Em apenas 15 dias foram retirados cerca de 140 toneladas de lixo da Ilha do Mel, patrimônio histórico e um dos principais pontos turísticos do Estado. O material doméstico e reciclável foi deixado pelos turistas entre os dias 20 de dezembro e 6 janeiro.
Portas e janelas, fogões, geladeiras, televisores, rádios, cadeiras, garrafas e latas, entre outros entulhos, são encaminhados ao lixão do Imbocuí, em Paranaguá. O transporte é feito por uma barcaça que tem capacidade de 20 toneladas a cada viagem.
A retirada de todo esse material teve início com a Operação Verão Paraná 2013/2014. Segundo o presidente do Instituto das Águas do Paraná, Márcio Nunes, durante a temporada a coleta será permanente na Ilha do Mel. O transporte do lixo até a barcaça é feito por dois veículos elétricos, que estão à disposição dos moradores da comunidade de Nova Brasília, e com outros dois em Encantadas.
Praias
Desde o início de dezembro está sendo realizada a roçada de terrenos baldios, retirada de material de podas e de caliça de construção em residências, varrição de ruas e a limpeza geral das praias. Segundo o governo estadual, todas as manhãs, equipes realizam a limpeza das praias e das vias públicas dos municípios litorâneos para evitar o acúmulo de lixo e, consequentemente, a proliferação de insetos.