Foto: Lucimar do Carmo/O Estado

Marcus Maia, professor de dermatologia.

continua após a publicidade

Muita gente deixa de utilizar filtro solar diariamente por acreditar que o mesmo pode influenciar na produção de vitamina D no organismo, substância considerada essencial para o fortalecimento dos ossos. Recentemente, um estudo feito pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo revelou que a constatação não é verdadeira.

Segundo o professor da disciplina de Dermatologia da instituição, Marcus Maia, que vai falar sobre o tema no Congresso da Sociedade Brasileira de Dermatologia, que começa amanhã em Curitiba, o simples uso de filtro solar não é suficiente para causar deficiência da vitamina nem provocar problemas ósseos.

Para realizar o estudo, os integrantes da Faculdade de Ciências Médicas analisaram a quantidade de vitamina D presente no organismo de cinqüenta pessoas. Elas foram divididas em dois grupos, sendo que um utilizou protetor solar com regularidade, e outro não. No grupo desprotegido, o nível de vitamina D foi de 35,4ng/ml. Já no que utilizou protetor solar foi de 29,2 ng/ml. ?A quantidade no grupo protegido foi menor, mas não insuficiente a ponto de causar deficiência de vitamina ou problemas nos ossos?, diz o professor. 

continua após a publicidade