Lucimar do Carmo / O Estado do Paraná |
Muita gente esperava atendimento em frente à agência da Previdência ontem. |
Depois de 44 dias em greve, os servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) retornaram ontem a suas atividades normais. Longas filas foram verificadas nas agências de todo o Paraná. Apesar da grande movimentação, o horário de atendimento foi normal, das 8h às 14h. Porém, o número de senhas distribuídas dentro desse período foi ilimitado.
“Aconselhamos as pessoas que, nestes primeiros dias após o fim da greve, só procurem as agências em casos de emergência”, disse a gerente executiva do INSS de Curitiba, Elide Lara. “O atendimento deve ser normalizado dentro de vinte dias.” Quem esperava na fila reclamava da lentidão nos atendimentos.
O operador de máquinas Pedro Moraes, morador de Colombo, saiu de casa às 3h e chegou à agência da XV de Novembro às 4h30 para dar entrada em um pedido de auxílio-doença. “Quando cheguei, já havia quarenta pessoas na minha frente. O atendimento está muito lento, pois poucos atendentes estão à disposição nos guichês”, queixou-se.
A dona de casa Doracy Cordeiro, de Pinhais, chegou à mesma agência às 6h15 com a intenção de reativar a aposentadoria de uma irmã que é deficiente mental. Segundo ela, a greve gerou uma série de prejuízos aos usuários. “Vim à agência na terça-feira e tive que voltar para casa devido à greve. Hoje (ontem), espero ser atendida, mas o número de pessoas que também aguardam na fila é muito grande e acho que vai demorar”, afirmou.
A integrante do Sindicato dos Servidores da Previdência Social (Sindipreves) no Paraná, Jaqueline de Gusmão, conta que a greve acabou porque o governo federal se comprometeu a pagar uma gratificação de R$ 184,00 tanto a servidores ativos quanto aposentados. No futuro, com a criação de um Plano de Carreira para a categoria, o valor será incorporado definitivamente aos salários. “Apesar do fim da greve, vamos continuar lutando pela abertura de concurso público para a contratação de novos servidores. A demanda é de 18 mil pessoas. Os servidores em atividade estão bastante sobrecarregados”, revelou. No total, no Paraná, existem 1.664 servidores do INSS, dos quais 650 estão presentes em Curitiba e municípios da Região Metropolitana.