O prazo para os eleitores regularizarem ou obterem o título de eleitor terminou às 19h de ontem. Em Curitiba, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) atendeu cerca de 9 mil pessoas desde segunda-feira, enquanto a média em dias comuns é de 250 eleitores. Quem deixou pra última hora enfrentou longas filas e esperas de mais de cinco horas.
Segundo o TRE, o número de atendentes foi ampliado em função da proximidade do fim do prazo. Em circunstâncias normais, dez atendentes são suficientes para atender a demanda. Na noite de ontem, porém, pelo menos 50 servidores trabalhavam para garantir um maior número de regularizações.
O atendimento na sede do TRE, no Prado Velho, começa às 9h. Mas ontem as filas começaram a se formar antes das 6h da manhã. Na terça-feira, o atendimento para quem já havia conseguido senha terminou apenas às 2h da madrugada de ontem.
Quem perdeu o prazo para regularização do título não poderá votar nas eleições de 2014, em outubro. Se o eleitor deixou de votar nas últimas três eleições e não justificou a ausência corre o risco de ter o documento cancelado.
A próxima oportunidade para ficar em dia com a Justiça Eleitoral é em novembro.