A Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) encaminhou à Sanepar pedido de revisão das tarifas de água e esgoto do Estado. O documento foi entregue pelo presidente da entidade que representa os empresários industriais, Edson Campagnolo, ao presidente da companhia, Antonio Hallage. A Fiep alega que a empresa será uma das maiores beneficiadas com os descontos de até 30% aplicados nas tarifas de energia elétrica a partir deste mês.

continua após a publicidade

Segundo Campagnolo, a reivindicação parte do princípio que a Sanepar é hoje a maior consumidora de energia do Paraná. Ele cita que a energia representa cerca de 22% dos Custos sobre Produtos e Serviços Vendidos (CPV) da Sanepar. Pelos cálculos da Fiep, a redução de 30% na tarifa de eletricidade resultaria em queda absoluta de 6,82% nos CPV da empresa de água e esgoto. “Assim como acreditamos que as indústrias paranaenses farão o desconto na conta de energia chegar ao consumidor final, a redução na tarifa da eletricidade também deveria ser repassada em forma de descontos aos consumidores da Sanepar”, defende o presidente da Fiep.

Ganhos dos sócios

Ele também argumenta que nos dois últimos anos os dividendos distribuídos pela empresa aos seus sócios privados cresceram 200% em relação ao período entre 2007 e 2010. “Se agora a empresa não repassar o desconto que terá na conta de energia para o consumidor, estará apenas maximizando os ganhos dos sócios da empresa”, analisa. A Fiep também questiona a solicitação de reajuste de 10,62% na tarifa de água e esgoto, feita pelo conselho de acionistas da Sanepar com a justificativa de recompor as taxas congeladas entre 2005 e 2010.

A Sanepar informou que está analisando a proposta da Fiep e a solicitação do aumento da tarifa está sob análise do Instituto das Águas do Paraná.

continua após a publicidade