A fé em Nossa Senhora do Rocio levou milhares de fiéis para Paranaguá, no litoral do estado, ontem, no dia da padroeira do Paraná. Mesmo enfrentando o mormaço ou debaixo de um sol forte, os devotos acompanharam firmemente a missa solene durante a manhã. À tarde, eram esperadas 30 mil pessoas na procissão, com a imagem da padroeira, pelas ruas de Paranaguá. Este foi o ponto alto da festa em homenagem à santa; evento termina no domingo.
Fiéis de todas as regiões do Paraná, além dos estados de São Paulo e Santa Catarina, chegaram pela manhã no Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio. Aos poucos, todos foram procurando um bom lugar para assistir à missa solene, celebrada pelo bispo de Santo Amaro (SP), dom Fernando Figueiredo, conhecido como ?bispo do padre Marcelo Rossi?.
Mesmo com o calor, visitantes não desistiram de ficar no local. |
As amigas Olga Salanek e Dinacir da Cruz saíram de Curitiba no início da manhã para ir até Paranaguá. Todos os anos acompanham a programação de homenagens para Nossa Senhora do Rocio. ?Este é um dia muito especial para a gente. Mas todo dia é dia de Nossa Senhora do Rocio?, afirma Dinacir. A comerciante Luzia Nunes, de Curitiba, também compareceu ontem na festa. ?Venho todos os anos e nunca me canso. Tenho fé na padroeira do Paraná?, garante.
Canções foram entoadas durante a celebração de ontem. |
Apesar de ter passado recentemente por uma cirurgia no quadril e estar se recuperando com o uso de muletas, a cabeleireira Dileuza Correia Silva Santos, de Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), não deixou de prestar a sua homenagem para a padroeira do estado. ?Sou devota e sempre venho quando eu posso. Fiz uma cirurgia no quadril há quatro meses e ainda vou precisar andar mais dois meses de muleta. Vim pedir ajuda para me recuperar o melhor possível e também agradecer?, explica. Dileuza foi até Paranaguá acompanhada do marido e do sobrinho, em uma excursão.
Faz dez anos que a auxiliar de enfermagem aposentada Natália Pereira dos Santos, de Curitiba, vai até o litoral para assistir às homenagens para Nossa Senhora do Rocio. A devoção na santa já lhe rendeu graças alcançadas. Ontem, agradeceu por todas elas e pediu ajuda em uma situação difícil. ?Nossa Senhora do Rocio representa muito para mim. Já alcancei muitas graças com ela. Sei do seu poder. Pode ter certeza que no ano que vem estarei aqui de novo?, conta.
Muita emoção de todos os fiéis durante a missa. |
Entre os devotos que comparecem todos os anos em Paranaguá no dia 15 de novembro, também estavam aqueles que pela primeira vez acompanhavam os festejos para a padroeira.
O músico William José Pereira, de Ponta Grossa, tirou uma foto com toda a família em frente ao Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio. Apesar de ser devoto, nunca esteve em Paranaguá, onde fica a imagem da santa. ?Viemos de Ponta Grossa em 15 pessoas. Viemos para conhecer a festa e a cidade. Está tudo muito bonito?, avalia.
As amigas Adelina Quess e Maria Luiz, de Curitiba, também estavam pela primeira vez no santuário. ?É maravilhoso. A Nossa Senhora do Rocio, para a gente, é uma mãe. Lembramos dela todos os dias?, comenta Adelina.
Quem mora em Paranaguá não deixou de acompanhar a missa e a procissão. Para a faxineira Bárbara Voichcoski, a festa deveria acontecer mais vezes durante o ano. ?A festa de Nossa Senhora do Rocio movimenta a cidade. Mas deveria acontecer com mais freqüência, e não só em novembro?, propõe.
Dom Fernando Figueiredo comandou celebração
Foto: Chuniti Kawamura/O Estado |
Homenagem à santa aconteceu em frente ao santuário estadual. Dom Fernando veio de Santo Amaro para o evento. |
A missa solene em homenagem a Nossa Senhora do Rocio reuniu milhares de pessoas na praça em frente ao santuário estadual. Enquanto cantavam, a imagem da padroeira do Paraná era carregada por oficiais da Marinha no meio da multidão. Saiu do santuário e foi deixada no palco onde a missa foi celebrada. Durante todo o trajeto, Nossa Senhora do Rocio foi ovacionada pelos fiéis.
A celebração foi comandada pelo bispo dom Fernando Figueiredo, que deixou mensagens para a população de Paranaguá e aos devotos da santa. ?Que Nossa Senhora do Rocio esteja intercedendo e levando ao coração de Jesus cada súplica, cada pedido, destas pessoas. Pedimos graças e a proteção mariana para esta cidade?, anunciou. Dom Figueiredo classificou a festa para a padroeira do estado como encantadora. ?É um momento de devoção muito forte?, afirmou.
Ontem à tarde, os devotos também participaram de uma procissão pelas ruas de Paranaguá com a imagem de Nossa Senhora do Rocio. Os fiéis saíram do santuário estadual e partiram para a catedral diocesana da cidade. A imagem fica neste local até hoje às 17h. Depois, ela é levada novamente para o santuário.
Durante as comemorações, o Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio assinou um convênio com o Ministério do Turismo. O governo federal vai liberar R$ 165 mil para auxiliar na estrutura da festa da Padroeira do Paraná. O convênio também permite que a festa seja incluída no calendário de eventos do ministério. Há projetos para transformar o santuário em um pólo de turismo religioso. Atualmente, a maior parte dos devotos de Nossa Senhora do Rocio vai até o local somente em novembro.