Devoção

Fiéis lotam a Catedral no dia da padroeira de Curitiba

Mesmo com chuva, fiéis de Curitiba não deixaram de comparecer ontem à tradicional missa em homenagem à padroeira da cidade, Nossa Senhora da Luz dos Pinhais.

A celebração, que aconteceu na Catedral Basílica, na Praça Tiradentes, foi presidida pelo arcebispo metropolitano, dom Moacyr José Vitti. Uma nova celebração alusiva à data também foi realizada à noite.

“Hoje (ontem), estamos comemorando o aniversário do nascimento de Nossa Senhora, que sempre intercede por nós junto a Deus. A devoção à Mãe de Jesus sempre foi muito forte, mesmo com a perda de tantos valores religiosos”, declarou dom Moacyr. “A imagem de Nossa Senhora da Luz foi trazida pelos portugueses que vieram a Curitiba e venerada pelos primeiros habitantes da cidade. Neste dia tão especial, pedimos que ela continue sempre iluminando a capital paranaense”.

A missa teve cerca de uma hora de duração e atraiu pessoas de diversos bairros. A dona-de-casa Lolita Schenfeld mora no Capão Raso, mas todos os anos participa da celebração.

“Quando eu era menina, vinha à missa na Catedral na companhia de minha mãe. Depois de adulta, mantive o costume”, afirmou. “Estou aqui para rezar por uma amiga que está muito doente, acabou de sair do hospital e está se recuperando em casa. Sou muito fiel à Nossa Senhora. Ela sempre me atende”.

O administrador financeiro Luiz Carlos Lima de Souza contou que, aos dez anos, teve um problema de saúde que lhe paralisou as pernas e curado graças à fé em Nossa Senhora.

“Fiquei dois anos sem mexer as pernas. Atribuo minha cura à Nossa Senhora e até hoje agradeço. Além disso, hoje é aniversário de Maria. Um filho que não aparece no aniversário de sua mãe é um filho ingrato”.

Curitiba nasceu ao redor de uma capela dedicada à Nossa Senhora da Luz, que deu lugar à atual Catedral Basílica. Ela foi construída no mesmo local onde a Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais começou. Nossa Senhora da Luz, além de padroeira da capital paranaense, é padroeira da Catedral e da Arquidiocese de Curitiba.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna