Fiéis festejam dia de São Braz

Milhares de fiéis estão comemorando este final de semana o dia de São Braz (dia 3), padroeiro dos males da garganta. Em Curitiba, a festa acontece há cerca de 100 anos, na Paróquia de São Braz, no bairro de mesmo nome. A celebração começou ontem com uma missa às 8h e vai se estender por todo o dia de hoje.

A história de São Braz teve início no século III, contou o padre Idenando Ramos Sobrinho, pároco da Igreja do São Braz. ?Em meio ao martírio em que ele vivia, uma senhora veio pedir a ele que ajudasse seu filho que tinha uma espinha de peixe atravessado na garganta. E apenas rezando ele tirou a espinha?, contou.

Depois disso, lembrou o padre, a história se espalhou. ?Eu estou há um ano na paróquia e escuto muita gente falar que se sentiu curado depois da benção?, contou o padre Idenando. ?Mas, claro, São Braz pede que não tomemos coisas muito geladas?, ressaltou o padre.

?Nós moramos no Água Verde, mas todo ano venho nesta missa. É um santo que eu gosto muito. Rezo todos os dias para São Braz?, contou o aposentado Arnaldo Fressatto, que disse fazer questão de participar da primeira missa no final de semana em homenagem a São Braz.

Benção

A benção da garganta acontece no final da missa. Todos os fiéis colocam as mãos na garganta enquanto o padre os abençoa. Depois, cada participante da missa recebe a benção dos religiosos, que colocam duas velas na garganta para proferir a oração.

O padre Idenando contou que as velas são usadas porque, segundo conta a história, São Braz, quando estava na prisão, pediu para uma senhora que o ajudava que trouxesse velas para ele. ?Deveria ser escuro lá?, comentou.

Festa

Sábado acontecem as celebrações de benção, mas a festa é hoje. Depois da missa das 10h30, os fiéis se reúnem na Paróquia de São Braz para um churrasco e para participar das atrações. ?Tem tanta gente que não cabe na igreja?, contou o devoto Aparecido José dos Anjos, que todos os anos ajuda na preparação da festa. Em média 10 mil pessoas participam da confraternização.

Hoje, as crianças vão poder contar com diversas atrações, como cama elástica, piscina de bolinhas e shows infantis. Terá também apresentação de grupos folclóricos e barracas de artesanatos. A Secretaria Municipal de Saúde também vai estar no local verificando a pressão e orientando sobre o auto-exame de mama.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo